domingo, 16 de dezembro de 2012

Pensamento do dia

NÃO  se deixe levar pela zanga nem se impaciente.
Não permita que a inveja, a malícia, a ideia de vingança e o ressentimento encontrem lugar em sua mente.
Essas emoções criam distúrbios no consciente e agem negativamente sobre seu corpo e seus tecidos, prejudicando a saúde.
Cultive a paciência, a tolerância, o perdão e o amor para com todas as criaturas.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Pensamento do dia


A COOPERAÇÃO  é uma das coisas mais sublimes da vida, mas a interferência é uma das mais desagradáveis.
Ajude sem interferir.
Não imponha seu ponto de vista quando ajuda alguém.
A cooperação ajuda, a interferência atrapalha.
Então, coopere com todos, mas sem interferir em sua maneira especial de agir e de pensar.
Não temos direito de interferir na vida de ninguém.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Aniversário Nv. Rafael Ferreira

O Nv. Rafael Ferreira aprovem da cidade de Dourados - MS, ingressou e realizou suas etapas iniciais no seminário de Guararapes - SP. Hoje completou mais um ano de vida, e além da alegria do seu aniversário há também a felicidade de estar bem próximo do dia em que consagrará sua vida a Deus junto com mais 6 noviços.
Rezemos por este jovem para que possa ter cada vez mais discernimento e dar um sim convicto ao Pai! 

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Aniversário padre Gilberto


O PADRE SERENO

Ao refletirmos sobre serenidade na vida religiosa recordamos de alguns religiosos de nossa província Nossa Senhora da Anunciação – Brasil Sul. Dentre esses nos lembramos de maneira especial do Padre Gilberto Ferreira da Silva, que completou 48 anos no último dia 17 de novembro.
Conheci o Pe. Gilberto em Março de 1998 no Noviciado São José em São José dos Pinhais – PR. Ele e o Pe. Renato Scano me acolheram na Congregação. Ao encontrá-lo pela primeira vez senti uma pessoa serena e equilibrada. Assim ele continua sendo e quando o encontramos sentimos que é um padre sereno.
Serenidade significa tranquilidade, suavidade, paz e transparência de espírito. O Sinônimo de serenidade é amenidade, brandura, doçura, fleuma, mansidão, mansuetude, quietude e suavidade. Essas atitudes encontramos na pessoa do Pe. Gilberto que cumpre com competência e qualidade sua função de Mestre de Noviços, trabalhando incansavelmente pelo futuro de nossa Congregação.
Uma canção que me faz lembrar a serenidade do Pe. Gilberto é a música “Um Olhar Sereno” do jovem Márcio Todeschini, que é dedicada a Nossa Senhora, a qual foi modelo e exemplo de serenidade no sim, na consagração e no discipulado. Segue a canção na íntegra:
Um olhar sereno sobre mim está,
Uma voz suave a me ensinar,
O rumo a seguir, pra onde ir...

Ó Imaculada, és a mãe de Deus,
Eu que tão pequeno, peço intercessão,
Mãe vem me ajudar, quero mudar!
Quando não tenho aonde ir...
O próprio Deus me faz lembrar!

Que o lugar do meu refúgio é o teu colo
Onde eu posso me deitar e ser amado
Com ternura me abraças e me acolhes
E mesmo que eu tenha andado longe
Ó Mãe eu volto a ti!

Todos que convivem com o Pe. Gilberto sentem que serenamente ele compreendeu que ser Padre é ser Pai! Esta é a grande graça de um Sacerdote. É uma paternidade espiritual, mas muito concreta e real. Pe. Gilberto demonstra em suas atitudes de serenidade que se sente muito feliz e realizado por ser Padre.
E devido a sua função de Mestre de Noviços no decorrer de seu caminho, Deus foi lhe dando muitos filhos, amigos, situações e experiências que marcaram sua vida sacerdotal. Com certeza, houve várias dificuldades em seu caminho, porém nada lhe tira a felicidade e a realização de ser Padre.
Nós, religiosos e noviços, na passagem do seu aniversário natalício, agradecemos e louvamos a Deus pela existência e exemplo de serenidade do Pe. Gilberto e desejamos muitos anos de vida com saúde e paz. Recordamos a todos que o melhor presente para o nosso Pe. Gilberto é a oração. É o mínimo que podemos fazer em gratidão àquele que Deus escolheu para ser nosso Pai espiritual. Parabéns Pe Gilberto! 
Padre Marcio







Algumas fotos da confraternização do seu aniversário:



Missa no dia de seu aniverário


Confraternização

















segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pensamento do dia


NÃO JULGUE pequena demais sua tarefa.
Nenhuma obra de arte pode descurar dos pormenores.
Se as minúcias forem perfeitas, é que podemos denominar alguma coisa de obra-prima.
Não busque tarefas grandiosas e de evidência.
Procure dar conta integralmente do serviço pequenino que lhe foi confiado.
Da perfeição com que o executar dependerá sua oportunidade para receber uma incumbência maior.

domingo, 11 de novembro de 2012

Pedido de Orações!


     A partir de hoje queremos intensificar o pedido pelas vossas orações, pois começamos a nos aproximar da nossa primeira profissão religiosa que será no dia 12 de Janeiro de 2013, dia em que confirmaremos diante do povo para Deus a nossa entrega total  expressa nos votos de pobreza, castidade e obediência. 
     Como todo evento importante a profissão religiosa tem grande mobilização na organização para o seu acontecimento nos mais variados aspectos, sendo assim contamos com vossas preces e intenções para que possamos preparar bem tanto a estrutura quanto o nosso ser!

domingo, 28 de outubro de 2012

Pensamento do dia


PROCURE amar a tudo e a todos indistintamente.
O amor é uma doação perene de luz e de felicidade, sem buscar retribuições e compensações.
Em todas as criaturas está Deus, que habita dentro de cada um de nós.
Ame a Deus, amando a seu próximo tanto quanto a si mesmo.
Distribua compreensão e paz, para que a felicidade possa morar definitivamente em seu coração.

domingo, 14 de outubro de 2012

Pensamento do Dia


DESPERTE para as verdades superiores.
Não se iluda com as conquistas fáceis, com os prazeres transitórios, com as sensações efêmeras.
Busque intensamente as coisas sólidas e duradouras, e para isso espalhe em redor de você alegria e otimismo, bondade e amor, que são as bases firmes e eternas da felicidade que jamais termina.
Só o amor constrói para a eternidade.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Feliz Aniversário!

Parabéns Carlos Alexandre!!!

  




 O Nv. Carlos Alexandre vem da cidade de Curitiba - PR, fez suas primeiras etapas formativas em Quatro Barras - PR no seminário Instituto Pio XII. Hoje completa mais um ano de vida e prossegue na caminhada na qual deu seu sim a Deus.
     Demos de presente a ele nossa oração para que prossiga fiel na sua vocação!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Pai Cuida de Nós


O PAI CUIDA DE NÓS

Essa era a frase que nosso Mestre(turma 1989), Pe Olivio mais usava no decorrer dos dias de noviciado. Éramos a primeira turma da nova casa de noviciado, agora no Estado do Paraná, em São José dos Pinhais(Barro Preto).
Chegamos numa manhã chuvosa de 5 de janeiro, data oficial de entrada no noviciado de quase todos os anos. Chegamos em 11 assustados candidatos ao noviciado, alguns nem se conheciam, pois não existia naquele tempo a pratica dos encontros de pré noviços. A casa cheirava a tinta fresca, estava nos últimos retoques da equipe de obras, tínhamos pouco móveis e ainda não tínhamos cozinha equipada, tomávamos as refeições junto a família do caseiro....Chovia quase todos os dias. Meu primeiro trabalho foi buscar gramas no pasto e trazer para plantar em torno da casa e no pátio interior, pois era tudo barro preto sem jardim, sem planta alguma. Pouco a pouco a casa foi tomando jeito de ambiente familiar e conventual e a cada dificuldade ou desanimo, lá estava o Pe. Olivio dizendo “tudo vai dar certo, o Pai cuida de Nós”. Dos 11 candidatos que éramos inicialmente,  professamos no dia 4 de janeiro de 1990 em 7 e fomos para Porto Alegre enfrentar o temido  vestibular na PUC. Dessa turma restou apenas um, esse que agora vos relata esses fatos.
Sou feliz por ser Orionita e muito grato a essa Comunidade Religiosa por ter me acolhido, ainda adolescente cheio de sonhos duvidas inseguranças e fragilidades e na paciência e continuidade me formarem para o serviço do Reino.
Ainda hoje as vezes  me pego repetindo na Fé e Mística, aquilo que o Pe. Olivio pacientemente tanto repetia-nos. “O Pai cuida de Nós”. Ele estava certo, a cada dia sou testemunha disso, deixei-me levar pelos cuidados do Pai e sou cuidador de tantos irmãos e irmãs que o Pai me confia na caminhada de fé.
 Recordo muito do meu tempo de noviço, anseios, alegrias, desafios... Sempre que volto à casa de noviciado, seja pra retiro ou reuniões. E nela, refaço meus compromissos e votos um dia abraçados na minha primeira profissão, ali celebrada.
 Na teimosia do bem, tocamos o coração de Deus, e o Pai acolhedor e conhecedor de nossas limitações, cuida de nossos passos no seguimento de seu Filho Jesus, assim como cuidou de nosso fundador São  Luis Orione, o Apostolo da Caridade... Assim, “caros “noviços de hoje, confiantes nos cuidados do Pai:” Ave Maria e avante”.

Pe. Paulo Sérgio Correa.



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Biblia na vida do Cristão Leigo


 "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"(MT 4.4).
O meio de nós nos comunicarmos com Deus é a nossa oração dirigida diretamente á Ele, ou então por intermédio de Maria ou dos Santos que as apresentam ao Pai, já o meio dEle se comunicar conosco é mediante a sua Palavra que nos fala ao coração. A Bíblia serve para nós realmente termos conhecimento de Cristo. São Jerônimo (+/- 420) dizia: "Desconhecer as Sagradas Escrituras é ignorar o próprio Jesus Cristo". Cristo através da Palavra quer se apresentar a nós de maneira simples,  portanto devemos observa-la com sabedoria, e crendo que não é algo puramente humano mas é divino, inspirado por Deus. Ao nos aproximarmos da Palavra devemos ter a conciência de que ela é a história de um Deus que caminha com o seu povo, que caminha conosco. Assim também nós podemos caminhar com Deus, com a sua palavra, e fazer a experiência com ela de rezar a nossa própria vida de forma lenta, atenta, amorosamente e prudentemente, abrindo-nos a ação do Paráclito que nos levará a compreender segundo a luz da fé  a mensagem do Senhor.
Assim como o próprio Cristo nos adverte no texto acima (Mt 4.4), nós como Cristãos leigos batizados devemos buscar diariamente o banquete espiritual  que nos ajudará em nosso crescimento enquanto filhos de Deus, em nossa missão, e em nosso viver a santidade diariamente.
Que Maria que é a Mãe do Verbo Encarnado, e da palavra viva que é o próprio Jesus, nos ensine e nos ajude com o seu exemplo, a buscar o contato diário com a Palavra, sendo uma necessidade de nosso espirito, do nosso ser, que  sempre está em busca de Deus e das coisas do alto.
Nv. Paulo Miguel



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pensamento do Dia


NÃO perca de vista sua filiação divina.
Deus é pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus filhos.
Todas as criaturas são irmãs.
As diferenças raciais e religiosas são apenas de superfície.
Olhe para todos como templos vivos da Divindade, e ame a Deus através do amor às criaturas, procurando servi-LO, servindo ao seu próximo com amor e dedicação.

sábado, 1 de setembro de 2012

Mês da Bíblia!


              
 A Palavra de Deus está entre nós! 

Diante das temáticas abordadas na igreja do Brasil, setembro é o mês escolhido para reflexão sobre a palavra de Deus. Tendo como tema para este mês da bíblia a comissão catequética da CNBB coloca para nossa partilha o evangelho de marcos tendo como tema: "Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e  lema:“Coragem! Levanta-te, ele te chama!”  (Mc 10,49).  
Esta  experiência surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte. Posteriormente, foi assumido como um projeto de Evangelização pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo o âmbito nacional e também outros países da América Latina.
A continuidade foi feita entre os anos 1997-2000, por ocasião da celebração do jubileu 2000. O enfoque, agora, é outro. Visa reforçar a formação e a espiritualidade dos agentes e dos féis através do seguimento de Jesus, proposto nos quatro evangelhos. Está tanto na perspectiva de discípulos missionários como da missão continental, conforme nos pede a conferência de aparecida, quanto no esforço da nova evangelização proposta pelo papa Bento XVI.
Que possamos não só no mês de setembro, mas em toda nossa vida ter a bíblia como instrumento para a nossa caminhada pastoral em quanto povo de Deus rumo a Jerusalém celeste, mas antes de tudo estalando em nosso meio o reino de Deus, sendo uma igreja missionária e samaritana, que anuncia com testemunho e profecia as verdades desse reino que se faz em nosso meio.
Devemos sempre  lembrar das palavras do senhor ao profeta Elias: levante-te e come que o caminho é longo, caminho longo, guiado pelo testemunho de São Marcos.

Nv. Paulo di Tarso



sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Fim, do Mês Vocacional? (texto)


Acabou o mês vocacional?
Estamos terminado o mês de Agosto que é dedicado no nosso calendário litúrgico as várias vocações, é tão belo ver a mobilização, atitudes concretas, movimentações, tudo em prol das vocações, ótimo afinal é o tempo dedicado especialmente para isso. O que acaba passando despercebido é que todos os meses são vocacionais, a todo dia é necessário lembrar, rezar e fazer algo com o direcionamento as mesmas.
Devemos instaurar uma concepção de pertença vocacional, que parte de nós e que nos transpassa e atinge os outros a ponto de suscitar algo diferente em quem está em nossa volta, assim faremos um  ANO VOCACIONAL em vez de apenas um mês.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Pensamento do dia



O HOMEM é o que pensa.
Se você insistir em pensar no mal, na dor, na doença, você os atrairá para si.
Pense na saúde, na alegria, na prosperidade, e a sua vida tomará novo rumo.
Afirme sempre que é feliz, que as dores passam, que a saúde se consolida cada vez mais, e a felicidade baterá a sua porta.
Seja otimista e permaneça o mais possível ligado ao Pai Celestial.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aniversário de 35 anos de Sacerdócio


No dia 17 de Julho o Pe. Luiz Carlos comemorou 35 anos de Sacerdote, um momento de grande alegria para todos. 
Em meio a tantas situações que a Igreja vive hoje, onde a mídia procura manchar cada vez mais a sua imagem resplandece um exemplo como esse, em que nem a sociedade e muito menos a mídia ressalta.
Agradecemos pelo dom da vida do Pe. Luiz e mais ainda pelo seu sim a Deus, que ele possa levar sempre a todos os que o encontrarem o seu carinho e sua palavra experiente.
Os nossos votos de felicidade!
 Comunidade do noviciado.


Confira agora as fotos da missa e confraternização que aconteceram no sábado  dia 14:





sexta-feira, 13 de julho de 2012

Encontro dos Futuros noviços

Nesta sexta, sábado e domingo tivemos em nossa casa um encontro dos possíveis noviços do ano de 2013, além deles também estavam aqueles que estão no período de tirocinio "estagio" em nossas casas.
Foram três dias de muita alegria e emoção por sabermos que terão pessoas para dar continuidade ao processo.
Eles chegaram na sexta onde houve as apresentações de todos e uma oração de encerramento do dia, no sábado eles tiveram formações tanto com o Pe. Gilberto - Mestre quanto com o Pe. Aparecido - Provincial, no decorrer do dia tiveram momentos de intensa espiritualidade, formação e descontração.
No Domingo começamos o dia com a santa missa presidida pelo Pe. Aparecido, e depois seguimos para um passeio pela grande Curitiba encerrando o encontro que foi um momento de grande estima e alegria.




sábado, 7 de julho de 2012

PODP é obra de fé!


Pequena Obra da Divina Providência - PODP (continuação...)

É obra de fé

Numa época de positivismo, de ambições terrenas e de dinheiro, a Pequena Obra da Divina Providência se propõe, pois, sob a proteção da Virgem celeste, enxugar muitas lágrimas, elevar as mentes e os corações para aquele Bem que não é terreno, que é o único capaz de encher e satisfazer o coração do homem e cooperar modestamente com grade humildade e de joelhos aos pés de Roma, para manter fiel ou reconduzir o povo à Igreja e à Pátria, para salvar os pequenos, os humildes, os irmãos em Cristo mais oprimidos e mais sofredores. (Nos passos de Dom Orione pg. 263ss)

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Pensamento do Dia

MANTENHA seu bom humor em todas as circunstâncias.
E procure manter vivo o bom humor de todos os que o cercam na vida.
A alegria é um medicamento divino. 
A tristeza, ao contrário, nos mergulha num oceano de lama, que salpica e suja aos que de nós se aproximam.
Mesmo entre sofrimento e dores, busque ser alegre, porque a alegria é o melhor remédio para nos dar felicidade.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PODP é obra de Deus


Pequena Obra da Divina Providência - PODP (continuação...)


É obra de Deus

É uma planta nova, plantada aos pés da Igreja e no jardim da Itália, não por obra de homem, mas sim por um sopro divino da bondade do Senhor.
E, de ano em ano, desenvolvendo-se, à luz e no calor de Deus; para o conforto de milhares e milhares de corpos e de espíritos é única seiva, todos voltados para o céu, floridos de amor a Deus e aos homens.
É esta, talvez, a menor entre as Obras de Fé e Caridade, brotadas do coração de Jesus, mas não quer ficar em segundo lugar no consumir-se de amor a serviço da Igreja, da Pátria e do povo. Tudo nos diz que somente Deus é quem a suscitou e vai estendendo-a, malgrado a nossa miserabilidade, através de provações tanto mais dolorosas e até “pelo fogo e pela água”, certamente para dar ajuda de Fé a nós, homens de pouca Fé.

Continua...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pensamento do Dia


AJUDE à Natureza!
Não destrua os bens que a natureza coloca a seu dispor, para ajudá-lo a progredir.
Coopere com as árvores, por que elas cooperam com a sua vida, na purificação do ar que você respira.
Colabore com a pureza das fontes, porque elas lhe fornecem água para dessedentar seu corpo.
Auxilie o solo a produzir, para que o pão seja sempre farto na mesa de todos.
Ajude a Natureza!



segunda-feira, 11 de junho de 2012

O que é a Pequena Obra.


        É uma humilde Congregação religiosa, moderna em seus homens e nos seus sistemas, toda e só consagrada ao bem do povo e dos filhos do povo, confiada à Divina Providência.
Nascida para os pobres, para atingir o seu objetivo ergue suas tendas nos centros operários, e de preferência nos rincões e subúrbios mais miseráveis, às margens das grandes cidades industriais, e vive, pequena e pobre, entre os humildes trabalhadores. Confortada pela benção da Igreja, pelo válido apoio das autoridades e de quantos estão com o espírito aberto aos novos tempos, de coração grande e generoso.
Ao povo ela vai, mais do que com palavras, com o exemplo e o holocausto de uma vida, dia e noite, imolada com Cristo, ao amor e à salvação dos irmãos.
Mesmo vivendo uma única fé, mesmo tendo uma alma e um só coração e unidade de governo, a Pequena Obra pratica atividades múltiplas e segundo as variadas necessidades dos homens, aos quais ela vai ao encontro, adaptando-se pela caridade de Cristo, às diversas exigências étnicas das nações entre as quais a mão de Deus a vai transplantando.
Ela não e unilateral. Para semear Cristo, a fé e a civilização, nos sulcos mais humildes e necessitados da humanidade, assume formas e métodos diferentes, cria e alimenta diversidade de instituições, valendo-se, no seu apostolado, de todas as experiências e das sugestões que recebe das autoridades locais.(Palavras de São Luis Orione).

Continua...

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Aniversário Pe. Luiz Carlos


O SACERDOTE ORIONITA DO SORRISO

O sorriso é um dos sinais de comunicação universal: ele expressa alegria, felicidade, afeição, gentileza. Tudo fica mais agradável se em nossos lábios houver um sorriso. Tudo fica mais fácil se houver nos lábios dos que convivem conosco um sorriso sincero.
No Noviciado São José, temos um sacerdote que sabe como cativar sorrisos que traz muita alegria a todos que aqui moram. O nome dele é Pe. Luiz Carlos Oliveira e Silva. Nesses dias tudo é festa e homenagem para o Pe. Luiz, pois no último sábado completou 65 anos de vida e neste ano ele completa 35 anos de sacerdócio.
Existem momentos e datas que não se podem esquecer principalmente quando é o ápice de uma vocação, de uma vida. E torna-se mais importante, quando deles fazemos memória. Estamos comemorando o 35º aniversário de ordenação sacerdotal e 65 º de vida do nosso querido Padre Luiz Carlos. Toda comunidade do Noviciado se alegra, estamos muito felizes e queremos dizer que todos nós o amamos muito Pe. Luiz Carlos.
Afirmamos que comemorar o aniversário de ordenação sacerdotal é comemorar a vida. O senhor nos trouxe vida em abundancia com sua entrega, sua doação, identificando-se com a realidade da cruz de Cristo, transmitindo a todos nós segurança, alegria, paz e esperança, através de suas palavras e de sua amizade, ao fazer de sua vida um sacramento de amor intenso e fecundo a Deus. Dar-lhe os parabéns e desejar-lhe felicidades em seu ministério é pouco, sabemos que não é fácil abandonar tudo e entregar-se completamente nas mãos de Deus; a vocação sacerdotal pede força e muita fé.      
Obrigado Pe. Luiz Carlos!
Parabéns Pe. Luiz Carlos pelo seu aniversário natalício e pelos seus 35 anos de sacerdócio. São Luís Orione, interceda por ti em qualquer tempo e lugar. Conte sempre com nossas orações e amizade.
Comunidade do Noviciado São José.

Pe. Marcio Lopes Vieira
Promotor Vocacional.





segunda-feira, 4 de junho de 2012

Semear sempre


SEMEAR SEMPRE

No campo do mundo tu és um semeador.
Não podes fugir à responsabilidade de semear.
Não diga que o solo é áspero, que chove pouco, que o sol queima ou que a semente não serve.
Não é a tua missão julgar a terra e o tempo.
Tua missão é semear.
A semente é abundante.
Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco de água, são sementes que germinam facilmente.
Não semeies descuidadamente como quem cumpre uma missão desagradável.
Semeie com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisso motivo central de sua felicidade.
E ao semear não penses. Quanto demorará a colheita?
Recorda  que não semeias para enriquecer, aguardando o ganho multiplicado.
Semeies porque não podes ficar inativo, porque não podes viver sem dar, porque não podes servir a Deus sem servir aos homens.
És dono de ti mesmo, da vida, do universo. Tua semente, pois, não cairá no vasto.
Sem esperar recompensa, receberás recompensa.
Sem esperar riquezas, enriquecerás.
Sem pensar na colheita, teus bens se multiplicarão.
E tudo porque semeias num Reino onde dar é receber, onde perder a vida é encontrá-la, onde gastar-se servindo, é aumentar.
Semeia sempre, em todo terreno, em todo o tempo a boa semente, com interesse, como se estivesses semeando o próprio coração.
Se é, pois, um semeador...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ser trapo nas mãos de Deus


Se queres ser um trapo nas mãos de Deus...

      A vocação religiosa é uma coisa evidentemente boa e que não precisa nem de iluminação nem de Conselho. A vida religiosa não é própria de quem já é perfeito, mas de quem deseja ser tal.
Se tu, portanto (...) desejas sinceramente eliminar as tuas imperfeições, negar a ti mesmo, amar a Deus e ao Papa sem medida e consagrar-te todo a servir à Igreja e ao Sumo Pontífice, se desejas defender a sua doutrina e a causa da liberdade, de até dar pela Igreja não só tudo o que tens, mas também desejas fazer de ti o seu último servo e escravo, na Inteligência e no coração, na vida e na morte, por amor de Jesus Cristo; se desejas consumir-te por ela com todo o amor de um filhinho para com sua mãe, então é sinal de que és chamado a pertencer a esta pequena e paupérrima Congregação, que é o trapo de Nossa Senhora e da Santa Igreja de Roma.
Portanto, deves ser um trapo e refletir bem que a nossa Congregação é a Congregação dos esfarrapados de Deus.
Sabes para que servem os trapos?
Com os trapos se tira o pó, limpam-se e esfregam-se os pavimentos, tiram-se as teias de aranha e limpam-se com eles os trabalhos mais vis e mais humildes.
Pois bem, se queres ser um trapo de Deus, um trapo sob os pés de Deus, sob os pés imaculados de Maria Santíssima, se queres ser um trapo sob os pés benditos da Santa Madre Igreja e nas mãos de teus superiores: este é o teu lugar. Nós somos e não queremos ser nada mais, afinal, que pobres trapos e, sem metáfora, pobres trapos no sacrifício total de nós mesmos quer exteriormente quer na vida interior, de sacrifício, de intelecto, de raciocínio e de todo o nosso ser. (Lvr. Nos passos de Dom Orione, pg.290).