quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ser trapo nas mãos de Deus


Se queres ser um trapo nas mãos de Deus...

      A vocação religiosa é uma coisa evidentemente boa e que não precisa nem de iluminação nem de Conselho. A vida religiosa não é própria de quem já é perfeito, mas de quem deseja ser tal.
Se tu, portanto (...) desejas sinceramente eliminar as tuas imperfeições, negar a ti mesmo, amar a Deus e ao Papa sem medida e consagrar-te todo a servir à Igreja e ao Sumo Pontífice, se desejas defender a sua doutrina e a causa da liberdade, de até dar pela Igreja não só tudo o que tens, mas também desejas fazer de ti o seu último servo e escravo, na Inteligência e no coração, na vida e na morte, por amor de Jesus Cristo; se desejas consumir-te por ela com todo o amor de um filhinho para com sua mãe, então é sinal de que és chamado a pertencer a esta pequena e paupérrima Congregação, que é o trapo de Nossa Senhora e da Santa Igreja de Roma.
Portanto, deves ser um trapo e refletir bem que a nossa Congregação é a Congregação dos esfarrapados de Deus.
Sabes para que servem os trapos?
Com os trapos se tira o pó, limpam-se e esfregam-se os pavimentos, tiram-se as teias de aranha e limpam-se com eles os trabalhos mais vis e mais humildes.
Pois bem, se queres ser um trapo de Deus, um trapo sob os pés de Deus, sob os pés imaculados de Maria Santíssima, se queres ser um trapo sob os pés benditos da Santa Madre Igreja e nas mãos de teus superiores: este é o teu lugar. Nós somos e não queremos ser nada mais, afinal, que pobres trapos e, sem metáfora, pobres trapos no sacrifício total de nós mesmos quer exteriormente quer na vida interior, de sacrifício, de intelecto, de raciocínio e de todo o nosso ser. (Lvr. Nos passos de Dom Orione, pg.290).


terça-feira, 29 de maio de 2012

Visita dos salesianos


       No dia 23 deste mês (quarta feira) recebemos em nossa casa 22 noviços, 2 padres e um religioso (que é responsável direto pelos formandos), todos salesianos, denominação para aqueles que são pertencentes a congregação de Dom Bosco.
Foi marcante e muito produtivo, pois realizamos várias atividades juntos nos divertindo bastante. Esse encontro se deu a partir de uma iniciativa própria de ambas as congregações no novinter (encontro formativo de 5 dias mensais de varias congregações) para um entrosamento, e fizemos isso acontecer com  mais facilidade devido ao grau de proximidade que temos na história das congregações.
Dom Orione foi salesiano e instituiu Dom Bosco como patrono da congregação, no caso dos salesianos, tem grande apresso pelo nosso fundador que também é saudado por eles. Sendo assim realizamos um dia muito bom que envolve história, carinho e amizade.

Confira as fotos do encontro...

Conhecendo a casa

Visita ao museu no caminho do vinho

Produção de vinho

Almoço 



Trilha





O segundo da fila é Pe. Gilberto mestre salesiano



















Padres assistindo o jogo dos noviços.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Pensamento do Dia


VOCÊ, que é jovem, construa a sua felicidade em bases sólidas.
A felicidade não depende dos outros, mas de nós mesmos.
Se alguém quiser desviá-lo do bom caminho, não o acompanhe: siga a estrada reta do bem, pois só assim conseguirá ter alegria em seu coração.
Estude o mais que puder, ouça os conselhos de seus pais, seja puro e sincero em suas afeições, pois assim construirá uma vida nobre e digna.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dia de São Luis Orione


     Alegria, alegria! Queremos hoje com o coração exultante celebrar a festa do nosso fundador, nosso pai, nosso irmão e nosso amigo.
Todos juntos em festa nos voltamos ao clima  de oração e reflexão, quando paramos para comemorar uma festividade da família orionita lembramos do passado dos grandes feitos que de tão bons foram marcados para ficarem em nossa memória, ao mesmo tempo vemos o presente, como estamos, onde estamos, o que fazemos, questionamentos que nos fazem olhar para a realidade presente e à comparar com o projeto original, é claro que sempre  entendendo  as transformações que fazem parte do processo, seja ela na estrutura ou no modo de agir. No entanto existe algo que não podemos mudar que é o ideal, a motivação primeira que fez com que tudo surgisse, este fator pode no máximo passar por adaptação ma não mudança do seu sentido.
E tendo olhado o passado, dos grandes passos, com a noção do presente, sonhamos com o futuro, sim sonhamos, em fazer valer cada gota de suor e de lagrima, cada momento de tristeza e desolação, cada fio de cabelo branco que surgiu de uma preocupação em dar prosseguimento a causa de Cristo, em ajudar aquele que dentre todos é o mais rejeitado, o justo sofredor.
Ficamos contentes com o dia do nosso fundador e conseguimos ver com clareza a oportunidade que ele nos deixou, a dimensão do trabalho que faz pessoas felizes e nos ensina a amar!

Viva a São Luis Orione!!!!!

Nv. Carlos Alexandre

sábado, 12 de maio de 2012

Momento Mariano


Nossa Senhora dos Prazeres ou das Sete Alegrias.

     Caros irmãos e irmãs estamos no mês de maio, este dedicado a Maria, senhora do lugar e mãe nossa.
 Escrevo hoje para nossa reflexão sobre uma devoção muita antiga da igreja, que é a de nossa Senhora dos Prazeres.
As maiores alegrias ou os maiores prazeres de Maria Santíssima, que foram enumerados por um noviço franciscano, são os seguintes: a anunciação do anjo, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro com o Menino no templo, a primeira aparição do Ressuscitado e a sua coroação no céu. Bem antes da última peste que houve em Lisboa, em 1599, uma imagem da Mãe de Deus apareceu sobre uma fonte em Alcântara, na quinta dos Condes da Ilha. Essa fonte começou a ser chamada de “santa” porque sua água passou a curar várias enfermidades. Os condes levaram a imagem para sua casa, colocando-a em seu oratório. No entanto, certo dia a mesma imagem desapareceu do seu lugar para ser encontrada sobre um poço. Nossa Senhora manifesta-se, então, a uma menina, dando-lhe a missão de pedir aos vizinhos e familiares para ali construírem uma capela onde ela fosse venerada sob o título de Senhora dos Prazeres. As pessoas não duvidaram da criança e em pouco tempo a ermida foi erguida. A imagem foi ali depositada e os prodígios começaram a ocorrer.
Nossa Senhora dos Prazeres é a mesma Nossa Senhora das Sete Alegrias, devoção de origem franciscana.
As maiores alegrias ou os maiores prazeres de Maria Santíssima, que foram enumerados por um noviço franciscano, são os seguintes: a anunciação do anjo, a saudação de Isabel, o nascimento de Jesus, a visita dos Reis Magos, o encontro com o Menino no templo, a primeira aparição do Ressuscitado e a sua coroação no céu.
Portugal foi a primeira nação católica a festejar as alegrias de Maria, tendo também no Brasil colonial a manifestação dessa devoção, na qual Maria com o menino eram entronizados nos quartéis para que se alcança-se a vitoria.
Senhora dos Prazeres, vinde encher de alegria a nossa vida.
Afastai de nós toda espécie de tristeza.
Rogai por nós, que recorremos a vós!

Nv. Paulo di Tarso.


quarta-feira, 9 de maio de 2012

Aniversário

Parabéns Rafael Santos!!!!


O Nv. Rafael Santos completa mais um ano de vida no dia de hoje. Ele é natural da cidade de Curitiba - PR e fez suas primeiras etapas da caminhada no núcleo vocacional José Rosin em Cotia - SP.
Voltamos hoje de maneira muito especial nossa atenção para este irmão, rezando para que permaneça sempre fiel a Deus e tenha uma vida muito feliz!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pensamento do Dia


SEJA atencioso e compreensivo.
Quantas vezes a pessoa que vem falar com você traz problemas recônditos, escondidos no âmago da alma!
Mantenha-se sereno, você que já vislumbrou a luz do entendimento fraterno.
Conserve seu equilíbrio, quando alguém se apresenta perturbado.
Seja atencioso e compreensivo: o mundo está repleto de enfermos, você tem saúde moral.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aniversário

Feliz Aniversário Paulo di Tarso!!

Hoje comemoramos o aniversário do Nv. Paulo di Tarso, queremos dedicar-lhe nossa oração desejando uma próspera caminhada.
Paulo é natural de Pernambuco e fez suas primeiras etapas no núcleo vocacional José Rosin em Cotia - SP. 
Que Deus o abençoe e o ilumine em seu discernimento! 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Missa Pelas Vocações

      Na noite de ontem fomos participar de uma missa dedicada as vocações religiosas e sacerdotais, onde todos os seminaristas da diocese de São José dos Pinhais foram participar, foi uma missa muito rica que nos fez  mais Igreja, mais irmãos.
Ao termino da missa o MOVIMENTO SERRA organizou uma confraternização, na qual demostraram mais uma vez o grande afeto que tem pelas vocações!
Nós agradecemos a todos que se dedicarão para preparar este momento tão precioso pra todos!




terça-feira, 1 de maio de 2012

Retiro das Madrinhas

No dia de hoje tivemos a presença do grupo de madrinhas em nossa casa, com um motivo muito especial pois estiveram em uma manhã de retiro, o Pe. Gilberto conduziu o encontro e no fim da manhã tivemos a missa na qual o Pe. Luiz Carlos presidiu e o Pe. Sergio Barbosa concelebrou.
Terminamos o retiro com um delicioso almoço!