segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A Biblia na vida do Cristão Leigo


 "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"(MT 4.4).
O meio de nós nos comunicarmos com Deus é a nossa oração dirigida diretamente á Ele, ou então por intermédio de Maria ou dos Santos que as apresentam ao Pai, já o meio dEle se comunicar conosco é mediante a sua Palavra que nos fala ao coração. A Bíblia serve para nós realmente termos conhecimento de Cristo. São Jerônimo (+/- 420) dizia: "Desconhecer as Sagradas Escrituras é ignorar o próprio Jesus Cristo". Cristo através da Palavra quer se apresentar a nós de maneira simples,  portanto devemos observa-la com sabedoria, e crendo que não é algo puramente humano mas é divino, inspirado por Deus. Ao nos aproximarmos da Palavra devemos ter a conciência de que ela é a história de um Deus que caminha com o seu povo, que caminha conosco. Assim também nós podemos caminhar com Deus, com a sua palavra, e fazer a experiência com ela de rezar a nossa própria vida de forma lenta, atenta, amorosamente e prudentemente, abrindo-nos a ação do Paráclito que nos levará a compreender segundo a luz da fé  a mensagem do Senhor.
Assim como o próprio Cristo nos adverte no texto acima (Mt 4.4), nós como Cristãos leigos batizados devemos buscar diariamente o banquete espiritual  que nos ajudará em nosso crescimento enquanto filhos de Deus, em nossa missão, e em nosso viver a santidade diariamente.
Que Maria que é a Mãe do Verbo Encarnado, e da palavra viva que é o próprio Jesus, nos ensine e nos ajude com o seu exemplo, a buscar o contato diário com a Palavra, sendo uma necessidade de nosso espirito, do nosso ser, que  sempre está em busca de Deus e das coisas do alto.
Nv. Paulo Miguel



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pensamento do Dia


NÃO perca de vista sua filiação divina.
Deus é pai de todas as crianças e vive dentro de cada um de seus filhos.
Todas as criaturas são irmãs.
As diferenças raciais e religiosas são apenas de superfície.
Olhe para todos como templos vivos da Divindade, e ame a Deus através do amor às criaturas, procurando servi-LO, servindo ao seu próximo com amor e dedicação.

sábado, 1 de setembro de 2012

Mês da Bíblia!


              
 A Palavra de Deus está entre nós! 

Diante das temáticas abordadas na igreja do Brasil, setembro é o mês escolhido para reflexão sobre a palavra de Deus. Tendo como tema para este mês da bíblia a comissão catequética da CNBB coloca para nossa partilha o evangelho de marcos tendo como tema: "Discípulos Missionários a partir do evangelho de Marcos” e  lema:“Coragem! Levanta-te, ele te chama!”  (Mc 10,49).  
Esta  experiência surgiu em 1971, por ocasião dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte. Posteriormente, foi assumido como um projeto de Evangelização pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), abrangendo o âmbito nacional e também outros países da América Latina.
A continuidade foi feita entre os anos 1997-2000, por ocasião da celebração do jubileu 2000. O enfoque, agora, é outro. Visa reforçar a formação e a espiritualidade dos agentes e dos féis através do seguimento de Jesus, proposto nos quatro evangelhos. Está tanto na perspectiva de discípulos missionários como da missão continental, conforme nos pede a conferência de aparecida, quanto no esforço da nova evangelização proposta pelo papa Bento XVI.
Que possamos não só no mês de setembro, mas em toda nossa vida ter a bíblia como instrumento para a nossa caminhada pastoral em quanto povo de Deus rumo a Jerusalém celeste, mas antes de tudo estalando em nosso meio o reino de Deus, sendo uma igreja missionária e samaritana, que anuncia com testemunho e profecia as verdades desse reino que se faz em nosso meio.
Devemos sempre  lembrar das palavras do senhor ao profeta Elias: levante-te e come que o caminho é longo, caminho longo, guiado pelo testemunho de São Marcos.

Nv. Paulo di Tarso