AMBIENTE EDUCATIVO E COMUNIDADE EDUCADORA
II.
A COMUNIDADE EDUCADORA
A Comunidade Educadora, já definida por Dom Orione
como uma família, condivide as mesmas
diretrizes e normas pedagógicas. As relações recíprocas no interior dos
Institutos sejam, portanto, governadas pela caridade, pela solidariedade, pelo
senso de liberdade responsável,
qualidades estas em condições de guiar cada membro e cada setor para o melhor
desempenho dos próprios encargos, no interesse pessoal e dos demais. O mútuo
respeito das competências e o princípio de susidiariedade, enquanto eliminam
inúteis superposições e invasões conflitantes, ajudam também a integrar numa
escala hierárquica as diversas funções. Defronte a esta realidade
escolástica,que acentua o aspecto Institucional e que se organiza
essencialmente em função do título de estudo ou de trabalho, desatendendo, não
poucas vezes, a situação pessoal dos seus membros, a escola católica,
exatamente por causa de sua função educadora e exemplar, deve pôr o acento
sobre a dimensão pessoal e comunitária.
“A
comunidade educadora, constituída por todos aqueles que, de qualquer modo,
participam da vida da escola católica, é o centro propulsor e responsável de
toda a experiência educativa e cultural, num diálogo aberto e contínuo com a
comunidade eclesial, da qual é e deve sentir-se parte viva. São diversos os
dons, como são diversas as obrigações e competências exigidas pela programação
e pela gestão da vida da escola, mas cada dom e cada serviço devem ser
respeitados e devem convergir harmonicamente no serviço educativo”.
Extraído do livro: “Projeto Educativo Orionino”
Nv. Gabriel |
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