terça-feira, 10 de abril de 2012

Educação

AMBIENTE EDUCATIVO E COMUNIDADE EDUCADORA



II.                    A COMUNIDADE EDUCADORA

A Comunidade Educadora, já definida por Dom Orione como uma família, condivide  as mesmas diretrizes e normas pedagógicas. As relações recíprocas no interior dos Institutos sejam, portanto, governadas pela caridade, pela solidariedade, pelo senso  de liberdade responsável, qualidades estas em condições de guiar cada membro e cada setor para o melhor desempenho dos próprios encargos, no interesse pessoal e dos demais. O mútuo respeito das competências e o princípio de susidiariedade, enquanto eliminam inúteis superposições e invasões conflitantes, ajudam também a integrar numa escala hierárquica as diversas funções. Defronte a esta realidade escolástica,que acentua o aspecto Institucional e que se organiza essencialmente em função do título de estudo ou de trabalho, desatendendo, não poucas vezes, a situação pessoal dos seus membros, a escola católica, exatamente por causa de sua função educadora e exemplar, deve pôr o acento sobre a dimensão pessoal e comunitária.
           “A comunidade educadora, constituída por todos aqueles que, de qualquer modo, participam da vida da escola católica, é o centro propulsor e responsável de toda a experiência educativa e cultural, num diálogo aberto e contínuo com a comunidade eclesial, da qual é e deve sentir-se parte viva. São diversos os dons, como são diversas as obrigações e competências exigidas pela programação e pela gestão da vida da escola, mas cada dom e cada serviço devem ser respeitados e devem convergir harmonicamente no serviço educativo”.

Extraído do livro: “Projeto Educativo Orionino”
Nv. Gabriel

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