sábado, 21 de abril de 2012

Momento Mariano


                                       
           Nossa Sra. da Ressurreição "Eis que foram um grupo de mulheres ao tumulo de Jesus, bem de madrugada, Elas viram e acreditaram!"...
Para a nossa reflexão deste sábado, trago para vocês uma devoção não muito conhecida do meio popular, mas tem sua fundamentação na Bíblia e tradição da Igreja .
 “A Virgem da Ressurreição é Maria, aquela que significa e representa para nós, o próprio sinal da Ressurreição de Cristo. Ela esteve com Filho aos pés da Cruz e, a passos largos, caminha quando sabe que Ele ressuscitou. A Ressurreição do Senhor nos apresenta, assim, Maria, sua mãe, que acompanhou passo a passo os dolorosos acontecimentos da Paixão, e estava lá, aos pés da cruz quando Ele morreu. Calada, silenciosa, sofrida, mas lá. Estava também lá no Domingo da Ressurreição. Ela sabia que seu Filho ressuscitaria. Ela tinha essa certeza. E estava lá. No Domingo da Ressurreição, Maria vibrou feliz, com seu Filho, que demonstrava realmente ser Deus. Nossa Senhora da Ressurreição ou da glória é aquela que nos inspira a alegria da Vida Nova, o sorriso de quem se renova a cada dia. Maria da Ressurreição é a senhora da caridade, da paz, da esperança.
Virgem da Ressurreição na luz que Ela nos transmite, no caminho que Ela nos abre, na força que Dela brota para dar a nós, seus Filhos, a vitória da Cruz. Ela traz uma mensagem de fé na renovação da vida, na busca do novo, do constante crescimento, um crescimento pessoal, sempre na busca de Deus e do outro. A imagem de Nossa Senhora da Ressurreição tem um sorriso leve de quem está feliz porque sabe que a vida continua e seu Filho ressuscitou. Está de braços abertos, com os pés ligeiramente levantados como quem caminha sobre o mundo, porque ressurreição é isso: é Vida, é olhar para a frente, é enfrentar desafios, é movimento, é dinamismo é missão. Inspirada em Nossa Senhora da Ressurreição nós, seus filhos, vivemos a renovação de vida todo dia, a cada momento, a cada instante. O novo está sempre presente em nós. É a renovação diária.
 Declarando que Maria não precisou aguardar, como as outras criaturas, o fim dos tempos, para obter a ressurreição corpórea, quis pôr em evidência o caráter único da sua santificação pessoal, pois o pecado nunca ofuscou nem por um instante o brilho de sua alma. A união definitiva, espiritual e corporal do homem com Cristo glorioso, é a fase final e eterna da redenção. Assim os santos, que já tem a visão beatífica, estão de certo modo aguardando a plenitude final da redenção, que em Maria já havia acontecido com a singular graça da preservação do pecado.
Jesus e Maria estão realmente associados na dor e no amor para espiarem a culpa dos nossos progenitores. Maria é portanto não só a Mãe do Redentor, mas também a sua cooperadora, a ele intimamente unida na luta e na decisiva vitória. Essa íntima união requer que também Maria triunfe, como Jesus, não somente sobre o pecado, mas também sobre a morte, os dois inimigos do gênero humano. Com a redenção do cristo contemplamos em Maria o mistério profundo da ressurreição.

 Que a senhora da Ressurreição possa nos indicar o caminho para o encontro com Cristo ressuscitado e glorioso, e que nossas comunidade tenham nele motivos para bendizer a vida que é dom de Deus.    
                                                                                                                
Bom Tempo pascal!
                                                                                                              

Nv. Paulo di Tarso

Nenhum comentário:

Postar um comentário