terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Pai Cuida de Nós


O PAI CUIDA DE NÓS

Essa era a frase que nosso Mestre(turma 1989), Pe Olivio mais usava no decorrer dos dias de noviciado. Éramos a primeira turma da nova casa de noviciado, agora no Estado do Paraná, em São José dos Pinhais(Barro Preto).
Chegamos numa manhã chuvosa de 5 de janeiro, data oficial de entrada no noviciado de quase todos os anos. Chegamos em 11 assustados candidatos ao noviciado, alguns nem se conheciam, pois não existia naquele tempo a pratica dos encontros de pré noviços. A casa cheirava a tinta fresca, estava nos últimos retoques da equipe de obras, tínhamos pouco móveis e ainda não tínhamos cozinha equipada, tomávamos as refeições junto a família do caseiro....Chovia quase todos os dias. Meu primeiro trabalho foi buscar gramas no pasto e trazer para plantar em torno da casa e no pátio interior, pois era tudo barro preto sem jardim, sem planta alguma. Pouco a pouco a casa foi tomando jeito de ambiente familiar e conventual e a cada dificuldade ou desanimo, lá estava o Pe. Olivio dizendo “tudo vai dar certo, o Pai cuida de Nós”. Dos 11 candidatos que éramos inicialmente,  professamos no dia 4 de janeiro de 1990 em 7 e fomos para Porto Alegre enfrentar o temido  vestibular na PUC. Dessa turma restou apenas um, esse que agora vos relata esses fatos.
Sou feliz por ser Orionita e muito grato a essa Comunidade Religiosa por ter me acolhido, ainda adolescente cheio de sonhos duvidas inseguranças e fragilidades e na paciência e continuidade me formarem para o serviço do Reino.
Ainda hoje as vezes  me pego repetindo na Fé e Mística, aquilo que o Pe. Olivio pacientemente tanto repetia-nos. “O Pai cuida de Nós”. Ele estava certo, a cada dia sou testemunha disso, deixei-me levar pelos cuidados do Pai e sou cuidador de tantos irmãos e irmãs que o Pai me confia na caminhada de fé.
 Recordo muito do meu tempo de noviço, anseios, alegrias, desafios... Sempre que volto à casa de noviciado, seja pra retiro ou reuniões. E nela, refaço meus compromissos e votos um dia abraçados na minha primeira profissão, ali celebrada.
 Na teimosia do bem, tocamos o coração de Deus, e o Pai acolhedor e conhecedor de nossas limitações, cuida de nossos passos no seguimento de seu Filho Jesus, assim como cuidou de nosso fundador São  Luis Orione, o Apostolo da Caridade... Assim, “caros “noviços de hoje, confiantes nos cuidados do Pai:” Ave Maria e avante”.

Pe. Paulo Sérgio Correa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário