AMBIENTE EDUCATIVO E COMUNIDADE EDUCADORA
I.
AMBIENTE EDUCATIVO
Segundo Dom Orione, como já se observou, “a escola
deve ser uma família, uma família moral, bem
disciplinada e conduzida com muito afeto no senhor e com muita atenção”. Estas
palavras se referem, de modo particular, ao tipo e qualidade das relações que
se instauram entre todas as pessoas que atuam no âmbito da escola, assim com nos serviços e funções
variadas. Tudo, de fato, incide sobre o ambiente educativo, inclusive as
estruturas, a organização e a didática.
“Na
pedagogia atual se dá muito destaque ao ambiente educativo. Este é o conjunto
dos elementos coexistentes e cooperantes, os quais oferecem condições
favoráveis ao processo formativo. Cada processo educativo se desenvolve em
certas condições de espaço e de tempo, na presença de pessoas que agem e
interagem entre elas, seguindo um programa racionalmente ordenado e livremente aceito.
Assim, pessoas, espaço, tempo, relações, ensinamentos, estudo, atividades
diversas são elementos a serem considerados numa visão orgânica do ambiente
educativo.”
“Deve-se
criar um clima de comunhão e de participação, que dê ao aluno, desde o primeiro
dia, a sensação, de encontrar-se num ambiente sustentado pela fé, onde se
perceba a presença viva de Jesus “Mestre”. O aluno deve sentir a escola como
prolongamento da sua casa, com características tais que torne a vida agradável
e serena.
(continua...)
Nv. Gabriel. |
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