segunda-feira, 5 de março de 2012

Momento Mariano

Imaculada conceição:

“o Espírito e a Esposa dizem: amém! Vem, senhor Jesus!” (Ap 22,17.20).


 
     Esta devoção é celebrada desde o séc. XI, sua solenidade se insere no tempo do advento-natal unindo a espera messiânica e o retorno glorioso de Jesus com admirável memória da mãe. O dogma da imaculada conceição foi proclamado por Pio IX em 1854, sempre os dogmas vieram para ajudar na compreensão da fé do povo.
Maria é feliz porque ela acreditou, e nessa fé, acolheu no seu ventre o verbo de Deus para dalo ao mundo.
Maria é toda santa, isenta  de toda mancha de pecado, pelo Espírito santo e feita nova criatura (cf. LG 56). Já profeticamente “anunciada” na promessa, desde inicio do mundo, da vitoria sobre a serpente.
É no ciclo anual da celebração dos mistérios de cristo que a igreja venera as testemunhas do mistério de Jesus (cf. SC 104), especialmente, a bem-aventurada virgem Maria, mãe de Deus, em quem vê e exalta o mais excelso fruto da redenção.
Dogma da imaculada conceição está intimamente ligada ao mistério do cristo, e sua missão está unida a dele, desde o seu nascimento até sua cruz e ressurreição. Por isso, desde o inicio o pensamento cristão incluiu na memória da páscoa de Jesus a memória da sua mãe, valendo-se de sua intercessão e olhando Maria como a agraciada símbolo do Israel fiel, a discípula grávida do verbo, a primeira entre as (os) discípulas (os) de Jesus, “aquela que acreditou” e acompanhou Jesus até o fim.
São Luis Orione apresenta-nos esta Maria imaculada que ele tanto amou, a quem ele mesmo confiou esta congregação e seu cuidado de mãe, senhora e celeste padroeira. Por isso, cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com cristo, sendo o homem restaurado nele, pela mediação de Maria a exemplo do santo fundador.
              
     “Sim eu venho em breve”! Amém. Vem senhor Jesus!”               (Ap  22,17.20)

(Cf.DV- Dei Verbum , 56 /SC- SACROSANCTUM CONCILIUM ,104 cf.SCCD- SAGRADA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO,54 cf. VD- VERBO DOMINI,155, MISSAL ROMANO ,715,  Cf.LG “LUMEN GENTIUM” SOBRE A IGREJA  56).

Nv. Paulo di  Tarso.

______________________________________________


PARA que discutir?
Repare que, muitas vezes, um pequenino gesto, uma simples ação de benefício equivalem a milhares de palavras, que  vento leva.
A quem você quiser convencer de suas idéias, dê o exemplo vivo de suas ações.
Um exemplo vale mais do que muitos discursos.
Que adianta pregar aos outros se você não pratica?
Dê o exemplo de suas ações, e conquistará a todos para suas idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário